domingo, 7 de janeiro de 2018

TOP 15 - Bandas/cantores solo nacionais

Vocês pediram em centenas de comentários e eu atendi!! teremos uma lista com assunto musical hoje, falaremos sobre as melhores bandas de toda a história desse nosso Brasilzão desde 1500 quando começamos a existir até nossos dias mais atuais (2018). Mas é claro que a grande maioria das bandas aqui mencionadas foram fundadas antes de 2000, pois atualmente só produzimos merda e antes de você me lembrar que existe o funk pra salvar a indústria nacional, já vou te avisar que funk não é música, funk é cultura
P.S.: Essa lista com certeza foi a mais difícil de se fazer até o momento, (inclusive, era pra isso ser um top 10, mas não consegui me segurar) apesar do mar de merda atual, temos excelentes músicos e tivemos um bom passado também, foi bem difícil escolher os 15 melhores na lista dos 40 primeiros pré selecionados. 
P.S.2: Eu pensei até em fazer uma lista fora de ordem, mas não gosto muito disso, então tive que colocar na ordem mesmo, mas pra mim, por exemplo, os 7 primeiros poderiam muito bem estar no 1º lugar. Então não precisa ficar de frescura pensando "ain, fulano ficou na frente de Calipso, que lista bosta". Relaxa, as posições dessa lista são bem relativas.
Sem mais delongas, vamos lá:


15. Massacration



Metal nunca me atraiu muito, mas é inegável que temos bons representantes do estilo musical no Brasil, então precisamos de pelo menos uma banda de música pesadona nessa lista, nada melhor que massacration, uma banda tão popular, tão do povo, tão criticada, tão amada
Melhor música: Evil papagali
Músicas altamente recomendadas pelos editores: Metal is the law
Resultado de imagem para massacration
"Ai. Ai Ai Ai. Em cima, embaixo, puxa e vai"


14. Lulu Santos

Resultado de imagem para lulu santos
"Eu gosto tanto de você que prefiro até esconder. Deixo assim ficar subentendido"


Lulu santos em toda sua vida provou ser um belo compositor e sempre nos alegrou com ótimas músicas, merece estar na lista só por isso, mas temos que destacar outro ponto muito marcante. Em certo momento da vida de praticamente todo artista chega uma hora muito difícil: A hora de parar. É difícil manter sua criatividade durante a vida inteira e muitas vezes não reconhecer a hora de finalizar o que está bom acaba deixando marcas negativas e manchando uma bela carreira. Lulu Santos soube, como poucos, reconhecer essa hora, mas não se aposentar completamente, eles continuou nos alegrando com esse programa incrível chamado "the voice Brasil", onde ele sempre tem o melhor time de vozes, mas no final sempre escolhe mal e acaba perdendo pro Teló, mas enfim, isso é papo pra outro top.
Melhor música: Tempos modernos (ironicamente, a melhor versão da melhor música dele não é cantada por ele e sim pelo Jota Quest).

13. Victor & Leo
Resultado de imagem para victor e leo
"Mas borboletas sempre voltam e o seu jardim sou eu"



Houve uma época em que o sertanejo tinha belas vozes para escutarmos, infelizmente isso se acabou atualmente após a revolta dos cantores homossexuais de sertanejo que, cansados de sofrer preconceito, fundaram o sertanejo universitário, mas ainda temos algumas (poucas) pessoas muito talentosas no ramo, minha dupla preferida é esta, a música deles trás uma paz de espírito incrível.
Melhor música: Borboletas
Músicas altamente recomendadas pelos editores: Deus e eu no sertão / Vida boa


12. Barão vermelho

Resultado de imagem para cazuza
Não me recordo de nenhuma frase no momento, mas tenho certeza que tem muitas frases bacanas deles


Eu praticamente não conheço essa banda, tenho 11 anos idade, não fico ouvindo música tão antiga, mas por causa da fama, deixar Cazuza fora dessa lista comprometeria muito a minha credibilidade, então temos que honrá-lo aqui. 
Melhor música: Bete balanço


11. Zé Ramalho


Resultado de imagem para Zé ramalho
"O amor é feito de paixões e quando perde a razão, não sabe quem vai machucar [...] Sinônimo de amor é amar"



Um velhinho muito simpático, com belas letras sobre amor e uma voz muito poderosa. Prato cheio para românticos incuráveis. 
Melhor música: Sinônimos


10. Seu Jorge

Resultado de imagem para seu jorge
"Se fosse mulher feia tava tudo certo, mulher bonita mexe com meu coração"
Seu Jorge é um cara malandro, Seu Jorge é gente como a gente, ele entende do povo brasileiro, suas letras mostram muito bem isso e também um CD intitulado "músicas para churrasco", definitivamente ele é a pessoa mais "do povão" presente nessa lista
Melhor música: Amiga da minha mulher
Músicas altamente recomendadas pelos editores: Burguesinha / Mina do condomínio 
Resultado de imagem para morgan freeman black hair
Seu Jorge em 2032


9. Engenheiros do Hawaii
Resultado de imagem para engenheiros do hawaii
"Somos suspeitos de um crime perfeito, mas crimes perfeitos não deixam suspeitos"


Esse top 15 não considera apenas gostos pessoais ou do público (predominantemente jovem) desse blog, mas também das pessoas de meia idade. E certamente essa banda foi muito influente para pessoas que atualmente estão na faixa de 40 anos (provavelmente seus pais amam esses engenheiros). Fora a influência no passado, também podemos ouvir suas críticas atemporais com muito prazer até hoje.
Melhor música: Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones (não julgue, nessa época o pessoal gostava de por nome grande em música)


8. Sambô


Resultado de imagem para sambô
"Obrigado, boa noite" - frase original da banda após show


Eh sambô, a banda que bota um temperinho brasileiro em sucessos internacionais (e muitas vezes esse tempero melhora a música). Amplamente criticada po rockeirinhos por fazer samba de músicas como "smells like teen spirit", esses caras conseguem dar uma melodia muito gostosa nas músicas que copiam, são sensasionais (opinião de uma pessoa que não gosta de samba)
Melhor cópia: Suddenly i see
Cópias altamente recomendadas pelos editores: This love / I feel good / Smells like teen spirit / Retalhos de cetim


7. Ultraje à rigor
Resultado de imagem para ultraje a rigor
"A gente somos inútil"
Uma das melhores bandas da década de 80, com membros muito carismáticos e letras com belas críticas sociais, ultraje se imortalizou na cultura brasileira e agora é uma bandinha de programa de televisão (do melhor programa brasileiro de atualmente, inclusive).
Melhor música: Inútil
Músicas altamente recomendadas pelos editores: Nós vamos invadir sua praia / Pelado / Filho da puta

6. Raimundos 
Resultado de imagem para raimundos
"No coletivo o que manda é a lei do pau: quem tem esfrega nos outros, quem não tem só se dá mal"


 Com certeza essa é banda nacional com as melhores letras para você que quer ver o retrato do amor de uma maneira mais naturalista ao som do bom e véio rock. Se você gosta de ouvir o amor de uma maneira mais romântica, ouça legião urbana (que infelizmente não está nessa lista porque os integrantes da banda eram comunistas).
Modinha: Mulher de fases
Melhor música: I saw you saying (that you say that you saw)
Músicas altamente recomendadas pelos editores: Me lambe / Mulher de fases / Gordelícia / Esporrei na manivela / A mais pedida

 5. Skank

Resultado de imagem para skank
"Bola na trave não altera o placar"
A melhor banda mineira do planeta (não que isso seja muito difícil, mas eles realmente se destacam) apresenta sons com melodias muito gostosas e letras que falam do cotidiano do povo brasileiro, excelente para tardes de sábado.
Melhor música: A cerca
Músicas altamente recomendadas pelos editores: Partida de futebol / Garota nacional / É proibido fumar (em especial a apresentação do rock in rio 2011) / Esmola




4. Raul Seixas
Resultado de imagem para raul seixas
"O início, o fim e o meio"

Um velho muito doidão que escrevia umas músicas muito doidas, algumas (várias) delas muito boas.
Melhor música: Gita
Músicas altamente recomendadas pelos editores:  Metamorfose ambulante / Tente outra vez / Maluco beleza / Medo da chuva



3. Tim Maia
Resultado de imagem para tim maia
"Só não vale dançar homem com homem e nem mulher com mulher"



Depois de horas selecionando bandas, tendo uma sessão nostálgica de música brasileira e escrevendo bosta, a criatividade pra falar sobre cantores e bandas vai se esvaindo. Desculpa.
Melhor música: Difícil decidir entre "Vale-tudo" e "Não quero dinheiro, só quero amar"

2. Legião urbana
Resultado de imagem para legião urbana
"Ela fazia medicina e falava alemão e ele ainda nas aulinhas de inglês"


Renato Russo era um gênio, bicho. É bizarro como o cara conseguiu escrever sobre as coisas da vida de maneira tão simples e maravilhosa.
Melhor música: Perfeição
Músicas altamente recomendadas pelos editores: Faroeste caboclo / Eduardo e Mônica / Meninos e meninas / Vamos fazer um filme




01. Mamonas assassinas 

Resultado de imagem para mamonas assassinas
São tantas frases marcantes que eu poderia fazer uma citação por música (e farei). E ... eu também não sabia que o Yudi Tamashiro fazia parte da banda


Como eu disse, muita banda poderia estar nessa posição, então usei esse critério pra desempatar: dois terços das músicas dos caras estariam no meu top 100 de melhores múscias nacionais de todos os tempos. Isso é deveras impressionante, tudo bem que é mais fácil ter 66,666666666% de suas músicas no top 100 quando você só fez 12 músicas, mas não podemos culpá-los de terem falecido antes de terem a oportunidade de fazer mais músicas. Com certeza eles representam bem a música nacional, vale o primeiro lugar.
Melhor música: Robocop gay
Músicas altamente recomendadas pelos editores: Uma arlinda mulher / Chopis centis / Jumento celestino / 1406 / Mundo animal

Resultado de imagem para mamonas assassinas
"Imagine o tamanho que é o pinto de um elefante" / "Eu sou cagado, veja só como é que é, se der uma chuva de xuxa, no meu colo cai Pelé" / "Tu ficaste tão bonita monoteta, mais vale um na mão que dois no sutiã" / "Mina, seus cabelo é daora" / "A minha felicidade é um crediário das casas Bahia" / "Ô rapaz, não é jegue não, é jumentchu" / "Te falei que o importante é competir, mas te mato de pancada se você não ganhar" / "Fome, misérie, incompreensão, o Brasil é treta campeão" / "Ontem eu era católico, ai hoje eu sou um gay" / "E na cama quando inflama, por outro nome me chama, mas me faz explicação, o meu nome é Dejair, facinho de confundir, com João do caminhão" / "Can't you understand, boy? So shake your head, sucker"






Menção honrosa:
- Charlie Brown Jr.
- Caetano Veloso (Ele estava em décimo terceiro na lista, mas achei melhor removê-lo por causa de uns escândalos recentes e tal porque somos um blog novo e estamos construindo uma reputação. Colocá-lo hoje em dia seria tipo tacar o Kevin Spacey na minha lista de atores favoritos, pega meio mal, sabe?)
- Chico Buarque
-  Angra
- Jota quest
- Vinicius de Moraes



Pra finalizar, eu gostaria de agradecer aos bilhões de novos leitores do blog, se me perguntassem, eu diria que nunca imaginaria tal sucesso ao fundar o site semana passada, eu só queria me divertir, não esperava tal reconhecimento (até porque coisas boas não tem o costume de serem reconhecidas neste país), muito obrigado!
Also, você pode deixar sua sugestão de top nos comentários (provavelmente não vai ser uma sugestão boa eu vou dizer algo do tipo "muito obrigado pela dica, vou considerar isso" e depois ignorar, mas talvez você seja diferente, ajuda aí, to precisando de ideias) e você também pode me caçar no twitter: @Reiduacre (to tentando responder as milhões de mensagens)
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário